Não consigo encontrar trabalho!

É comum encontrar profissionais que estão há meses buscando uma recolocação, sem sucesso. Muitos, bem qualificados, mas que sequer são chamados para entrevistas e, quando são, não são aprovados.

Com as constantes negativas e o tempo passando, tem-se a percepção de que as opções se esgotaram e a sensação de impotência toma conta, o que prejudica ainda mais suas chances.

É importante saber que as opções nunca se esgotam. Faça uma pausa para olhar para o que você tem feito até aqui. Que ações tiveram resultados melhores; o que não funcionou; o que pode fazer diferente; e, o que você ainda não fez.

Tenha autocrítica e seja sincero consigo mesmo. Avalie suas estratégias: seu currículo está atraente, mostra seus resultados; você está se candidatando a vagas no seu perfil, está usando sua rede de relacionamento; como está sua performance em entrevista?

Cada ação realizada, independentemente do resultado, é uma oportunidade de aprendizado. Não se cobre demais, mas também não ignore suas falhas. Pense “fora caixa”, mude a estratégia quantas vezes forem necessárias até atingir seu objetivo.

Converse com amigos, se precisar, peça ajuda e não se deixe abater.